A Raia é o nome para a fronteira Espanha-Portugal, uma das mais antigas fronteiras da Europa, com alguns limites estabelecidos desde o tempo do Condado Portucalense e do Reino de Leão. De uma forma mais ampla, a raia é igualmente o espaço geográfico, de um e de outro lado da fronteira política, em que as populações partilham elementos históricos, linguísticos, culturais e económicos.
Este projeto pretende criar um espaço de diálogo entre artistas de ambos lados da fronteira fomentando o networking e abrindo oportunidades de colaboração e exposição futuras.
Córtex Frontal - Residências Artísticas (Arraiolos), em colaboração com a galeria Plato (Évora), abrem este apelo a candidaturas para a participação no projeto RAIA.
O projeto consiste numa residência artística de criação, experimentação e investigação nas Artes Visuais. Serão selecionados seis artistas visuais (três de cada nacionalidade) para realizar uma residência durante 4 semanas. As residências serão em março, abril ou maio de 2024 nas instalações do Córtex Frontal e culminarão na organização de uma exposição coletiva na galeria Plato em junho de 2024.
Cada artista desenvolverá durante o período de residência o seu projeto individual, não existindo nenhum tema como base.
Os participantes contarão com alojamento, espaços de trabalho e acompanhamento dos projetos.
CRONOGRAMA
5 dezembro 2023 - 31 janeiro 2024: Lançamento da Open Call e receção de candidaturas;
1 - 7 fevereiro 2024: Entrevista com os candidatos pre-selecionados;
8 fevereiro 2024: Divulgação da decisão do júri;
11 março - 7 abril 2024: Residência RAIA#1;
9 abril - 6 maio 2024: Residência RAIA#2;
8 maio - 4 junho 2024: Residência RAIA#3;
Junho 2024 Exposição coletiva na galeria Plato (Évora).
COMO PARTICIPAR?
Os interessados deverão ler o regulamento e submeter a sua candidatura carregando no botão Ficha de Inscrição nesta página.
Data limite - 31 Janeiro de 2024, 23h:59m (Portugal Continental).
PARCEIROS
Córtex Frontal
Córtex Frontal é um projeto cultural multidisciplinar criado em 2015, gerido pela Associação Cultural Córtexcult e sediado em Arraiolos, distrito de Évora, Alentejo. Córtex Frontal organiza residências artísticas, workshops, exposições e envolve-se nos projetos artísticos locais e regionais no domínio das Artes Visuais, Performativas, Literatura ou Música. O principal objetivo é promover atividades a nível local, nacional e internacional, colaborando com instituições públicas ou privadas, envolvendo artistas e comunidades diversificadas.
Integra a RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
Galeria Plato
A PLATO é uma plataforma multidisciplinar de criação, experimentação, produção e comercialização dedicada à arte e ao design. O projeto, criado por Diogo Ramalho – arquitecto, designer e curador – partiu da necessidade cada vez mais urgente de descentralizar, no território nacional, os focos de exposição e de debate das práticas artísticas contemporâneas. Surge assim, no centro histórico de Évora, um atelier, laboratório e galeria.
Inserida num território urbano em crescente transformação, é um convite à confluência das várias práticas artísticas. De tipografia a peixaria, e de peixaria a galeria, propõe-se agora um programa curatorial diversificado de exposições, com centro na arte e cultura contemporâneas. A PLATO pretende actuar a nível local e global, promover artistas e curadores nacionais e internacionais, consolidados ou emergentes, e fomentar um diálogo constante com os vários públicos.
Em caso de dúvida, poderá escrever para o seguinte email: cortexfrontal.arraiolos@gmail.com ou por telefone/whatsapp 936 650 003.