EXPOSIÇÕES

Em parceria com museus, galerias e centros de arte regionais, nacionais ou internacionais, organizamos exposições dos trabalhos desenvolvidos em residência ou outros projetos associados. Fomentamos a itinerância das exposições assim como a organização paralela de atividades educativas e de mediação.

 

NATUREZA MORTA

[Outubro, 2024]
Appleton, Lisboa
Eduardo Freitas

Na Pré-História, os nossos antepassados utilizavam a pedra como ferramenta essencial para a caça, afiando-as para criar facas e lanças que garantiam o sucesso na captura das presas. Cada pedra carrega consigo não só a história da sua formação, mas também o sulco das forças que a moldaram. A habilidade de esculpir e manipular a pedra revela uma subtileza inesperada, num contraste evidente entre a rigidez da matéria e leveza que exprime. A ancestralidade da pedra, aliada dos caçadores, é o ponto de partida da exposição, lançando-se a primeira pedra para um diálogo e reflexão sobre peso e gravidade, leveza e equilíbrio.

O projecto de criação contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Associação Pó de Vir a Ser @po.de.vir.a.ser

Fotografias: André Cruz.


 

A RAIA

[Junho, 2024]
Forte da Graça, Elvas
Artistas: Bárbara Fonte, Catalina Julve Jaume, Jaime González Palencia, Joana Duarte, Luís Almeida, Mar Ramón Soriano e Nuno Félix da Costa.

A Raia é o nome para a fronteira Espanha-Portugal, uma das mais antigas fronteiras da Europa, com alguns limites estabelecidos desde o tempo do Condado Portucalense e do Reino de Leão. De uma forma mais ampla, a Raia é igualmente o espaço geográfico, de um e de outro lado da fronteira política, em que as populações partilham elementos históricos, linguísticos, culturais e económicos.

Um projeto de residências artísticas organizado pelo Córtex Frontal e a Galeria Plato, em parceria com o MACE (Elvas) e enquadrado na FARRA, o projeto foi apresentado no espaço do Forte da Graça.
Esta exposição contou com o apoio das Oficinas do Convento, Montemor-O-Novo.

Fotografias: Pedro Magalhães (FARRA), Córtex Frontal.


 

WIRELESS, POZNAN

[Outubro 2023]
Poznan, Polónia
Artistas: Abby King, Alexandre Camarao, Andrzej Banachowicz, Archontoula Tsatsoulaki,  Cornelia Buchheim, E J Caro, Erin C. Doherty, Francisca Carvalho, Joana BC, Joana Siquenique, Magdalena Kleszyńska, Maria José Mir, Marta Barrenechea, Marta Leite e Svenja Tiger.
Curadoria: Magdalena Kleszynska, Mercedes Vidal-Abarca e Diogo Ramalho.

A exposição Wireless foi convidada para ser recriada e exposta numa nova versão em Poznan, Polónia, com motivo da Bienal Têxtil de Poznan. Uma exposição organizada pela Fundation of the New University of Art com apoio do Polish Ministry of Culture and Heritage / Visual Arts 2023.

Fotografias: Mateusz Kowalczyk e Jadwiga Subczynska / Abakanowicz University of the Arts


 

GÉMEOS FALSOS

[Julho 2023]
Appleton Square (Lisboa)
Artistas: Bárbara Fonte, Claudia Cid, David Gonçalves, Elsa Gomes, Felix Vong, Francisco Trêpa, Gabriel Ribeiro, João Motta Guedes, Hernâni Reis Baptista, Leonardo Rito,  Sara & André, Susana Rocha —  Gémeos Falsos
Curadoria: Mercedes Vidal-Abarca e Diogo Ramalho.

Um Projeto fruto da parceria Appleton — Córtex Frontal // Apoio: Direção Regional de Cultura do Alentejo e Oficinas do Convento // Agradecimentos: Galeria Nave, Duplex AIR


 

WIRELESS

[Abril 2023]
Plato (Évora) e Córtex Frontal (Arraiolos)
Wireless foi uma exposição colectiva que encerrou o ciclo de residências artísticas homónimas, realizadas em 2022. Foram convidados vinte artistas portugueses e internacionais a trabalhar as técnicas do bordado, estampagem, tapeçaria e tinturaria. Os artistas seleccionados foram: Abby King, Alexandre Camarao, Archontoula Tsatsoulaki,  Cornelia Buchheim, Diana Carvalho, E J Caro, Erin C. Doherty, Francisca Carvalho, Joana BC, Joana Siquenique, Lesia Synychenko, Luísa Jacinto, Magdalena Kleszyńska, Maria José Mir, Maria Motylevna, Marta Leite, Mónica Faria, Natacha Antão, Tabitha Arnold e Svenja Tiger. A exposição foi uma parceria entre as duas entidades culturais e teve lugar simultáneamente nos dois espaços em paralelo foi desenvolvido um programa de oficinas e masterclasses associados à temática têxtil .

Um projeto com apoio da DGArtes, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Évora 2027, Câmara Municipal de Arraiolos e Escola de Artes da Universidade de Évora.


 

2021

POW! SPLAT YEAH!

[Dezembro 2021]
Appleton Box Lisboa.
Artistas: Catarina Real, Pedro O Novo, Sofia Mascate e Carlos Gaspar, com texto de António Guerreiro.
Um projeto idealizado por Córtex Frontal, O Sindicato dos Pintores e Marta Mestre.
Com acompanhamento crítico de Mariana Gomes e António Guerreiro.
Realizado maioritariamente em Arraiolos e na Escola de Artes da Universidade de Évora com Hugo Amorim e Vanda Sim Sim.
Um projeto com apoio da DGArtes, da Câmara Municipal de Arraiolos e da Escola de Artes da Universidade de Évora.
A residência Pow! Splat Yeah! que originou esta exposição na ARTECAPITAL, um artigo de Catarina Real.
Fotografias: Bruno Lopes e Córtex Frontal.


 

A LINHA ESTÁ OCUPADA…

[Junho - Outubro 2021]
CITA - Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.
Exposição de Alexandre Camarao, Ana Jotta, Mumtazz, Pedro Barateiro e Tomás Cunha Ferreira.
Organizada pelo //O ARMÁRIO// em colaboração com Córtex Frontal com motivo do simpósio Ponto - Textile Art in Perspective.
A exposição A linha está ocupada… na ARTECAPITAL, um artigo de Nuno Lourenço.
Fotografias: Bruno Lopes


 

DIVAGAR DEVAGAR, DE JORGE MARTINS E ISABEL SIMÕES

[Junho - Julho 2021]
Córtex Frontal
Exposição de Jorge Martins e Isabel Simões.
Organizada pelo Sindicato dos Pintores em parceria com Córtex Frontal. O Sindicato dos Pintores é um projecto da pintora Mariana Gomes (não é um sindicato ou associação), que visa mostrar exclusivamente Pintura.


 

DÓRDIO ZINCO, DE GONÇALO PENA

[Março - Outubro 2020]
CITA - Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.
Exposição de pintura de Gonçalo Pena produzida com apoio da Câmara Municipal de Arraiolos durante a sua residência artística no Córtex Frontal.

Inauguração de Dordio Zinco de Gonçalo Pena em março de 2020.


 

2019

STIL(H)EAVEN DE SÉRGIO BRAZ DE ALMEIDA

[Agosto - Novembro 2019]
CIMR - Centro Interpretativo do Mundo Rural, Vimieiro.
Exposição de fotografia de Sérgio Braz d´Almeida produzida com apoio da Câmara Municipal de Arraiolos durante a sua residência artística no Córtex Frontal.

A exposição Stil(h)eaven na ARTECAPITAL, um artigo de Nuno Lourenço.

Exposição Still(h)eaven de Sérgio Braz de Almeida, agosto de 2019 no CIMR (Centro Interpretativo do Mundo Rural).


 

SEDIMENTO II DE MARIA OLIVEIRA

[Março - Outubro 2019]
Pousada de Arraiolos Convento da Nossa Senhora da Assunção.
Exposição de fotografia de Maria Oliveira.
A exposição Sedimento reuniu trabalhos das series Guardar o fogo para dias de pouca luz e Sob vigia dos animais antigos.

Exposição “Sedimento” de Maria Oliveira na Pousada de Arraiolos.


 

2018

SEDIMENTO I DE MARIA OLIVEIRA

[Fevereiro - Abril 2019]
CIMR - Centro Interpretativo do Mundo Rural, Vimieiro.
Exposição de fotografia de Maria Oliveira produzida com apoio da Câmara Municipal de Arraiolos durante a sua residência artística no Córtex Frontal.

Exposição “Sedimento” de Maria Oliveira no CIMR, Vimieiro em novembro de 2018.


 

UNIDADE MÍNIMA, DE SUSANA PAIVA

[Março - Maio 2018]
CITA - Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.
Exposição de fotografia de Susana Paiva produzida com apoio da Câmara Municipal de Arraiolos durante a sua residência artística no Córtex Frontal.